APRESENTAÇÃO



Tucha

Olá, sou a Tucha e sou portadora da Síndrome de Sjögren tipo 2. Quando me foi diagnosticada passei tempos de muita angústia e incertezas por se tratar de uma doença rara e tão pouco conhecida em Portugal. Foi um período muito difícil, principalmente devido aos efeitos da artrite reumatóide e da fibromialgia. Durante vários anos fiz fisioterapia, mas as melhoras foram poucas. Tendo começado a fazer tratamentos de acupunctura devido a uma ciática, comecei a sentir melhorias nas minhas articulações, músculos e tendões e os valores das minhas análises estabilizaram. Então, visto estar a melhorar a minha qualidade de vida, deixei a fisioterapia e passei apenas a fazer acupunctura, não deixando no entanto de fazer a medicação prescrita pelo Reumatologista.

Apesar de há já algum tempo eu sentir a boca muito seca, os problemas inerentes à falta de saliva não eram ainda significativos. Apenas em 2002 comecei com enormes problemas de cáries e então a partir daí a secura oral instalou-se definitivamente.

Novamente o sentimento de desespero e angústia me assolou. As dores e a sensação de queimadura na língua e em toda a cavidade bucal eram enormes e ninguém me ajudava em termos de medicação. Foi então que procurando ajuda através da net, encontrei o site “ Lágrima Brasil” no qual encontrei vários testemunhos de pessoas que tal como eu lutavam com SS e com os problemas de secura. Através dos depoimentos de várias pessoas tive conhecimento de um produto que colmatava os sintomas da xerostomia. Mas, na tentativa de encontrar esses produtos novo problema surge: Não são comercializados no nosso país!

Continuando sempre a tentar arranjar uma solução para os meus males, a minha filha encomenda através de um site americano, o primeiro conjunto dos tão desejados produtos: Gel (substituto de saliva), colutório, pasta dentífrica, escova de dentes e pastilha elástica.

Agora, com os cuidados certos e mantendo uma boa higiene oral, estou novamente a passar uma fase razoável.

Decidi fazer este blog, devido a ter sentido falta de alguma literatura sobre SS em português. Espero poder ajudar alguém que, tal como eu um dia, necessite de informação ou até de expôr as suas dúvidas e os seus receios.

Acreditem que foi com muita força de vontade que mudei o meu comportamento perante a vida. Passei a cuidar melhor de mim, da minha alimentação e das minhas actividades de acordo com os meus limites e aprendi a entender os sinais de alerta que o meu organismo me transmite. Procuro ser mais paciente comigo e com os outros, tentando compreender melhor as minhas necessidades. Hoje acredito que quando uma doença chega às nossas vidas não é por acaso, mas sim para nos mostrar como estamos desequilibrados espiritualmente, havendo algo em nós que necessita mudar. É bom que deixemos de lado as coisas insignificantes que nada contribuem para o nosso engrandecimento espiritual e compreendamos que é chegada a hora de valorizarmos mais tudo o que nos rodeia.

Não se desesperem...não tenham medo, vale a pena viver e tentar ser feliz de acordo com as nossas capacidades e apesar de todas as debilidades que às vezes nos puxam para baixo, tentem sempre pensar que amanhã é um novo dia e quem sabe será melhor para nós!

Desejo-vos muita paz e que Deus nos abençoe a todos, principalmente dando-nos conformação e fé, perante as coisas que não podem ser modificadas.


Tucha Santos

       Comentários antigos       



Quinta-feira, 23 de Julho de 2009
Projecto Saliwell – Esperança para quem sofre de xerostomia

 

Saliwell 3.jpgEm artigos anteriores, tive oportunidade de vos explicar o quanto a saliva é fundamental na biologia humana, o quanto se torna essencial para nos sentirmos cómodos. Quem sofre a sua falta, experimenta vários transtornos que destroem a qualidade de vida, afectando os hábitos alimentares, o paladar, a fala, a digestão, a deglutição, prejudica as próteses dentárias, se as houver, provoca a aparição de graves feridas, fissuras, mau hálito, cáries dentárias, aumenta consideravelmente a susceptibilidade de contrair doenças periodontais e até provoca insónias. Acreditem que em algumas situações pode mesmo converter-se num verdadeiro drama.

Foi num desses momentos de desespero, que a minha filha tentando de alguma forma me ajudar, ao fazer uma pesquisa na Internet, teve a sorte de encontrar um site que dava alguns pormenores acerca de um projecto, na altura ainda em fase de estudo e experimentação, que tudo indicava fosse beneficiar as pessoas que sofrem de xerostomia.

O assunto mereceu a maior atenção da nossa parte e logo entrámos em contacto com um dos responsáveis pelo projecto, um conceituado dentista, especializado em Medicina Oral, Dr. Andy Wolff, Director do Departamento de Medicina Dentária do Hospital Assuta em Tel Avive.

Foi-nos então dado a conhecer o projecto Saliwell – “Um Electro Estimulador das Glândulas Salivares”.

O aparelho Saliwell é um micro-sensor inteligente que colocado na zona posterior da boca, é capaz de detectar o nível de humidade existente na mucosa oral e mediante electro-estimulação de muito baixa intensidade, sobre os nervos das glândulas salivares, aumentar a produção de saliva.

Este pequeno aparelho é composto por um micro processador electrónico, do tamanho de uma coroa de um dente com um software embutido, um módulo com controlo remoto sem fios e uma fonte de energia para estimulação de eléctrodos. Este mini aparelho deverá ser implantado na boca, mais propriamente na área do terceiro molar. O implante será colocado definitivamente e terá que ser renovado apenas para substituição de baterias, sensivelmente 12 meses após o implante, através de uma simples e não dolorosa, substituição da coroa Saliwell.

Contrariamente aos paliativos já existentes no mercado, o Saliwell oferece-nos um tratamento estável, eficaz e sem efeitos secundários. Previne consequências nocivas da secura oral e criará a partir do momento do seu implante, um revolucionário melhoramento na qualidade de vida dos pacientes.

Algum tempo após os primeiros contactos com o Dr. Andy Wolff, fui informada de que uma clínica dentária, em Portugal, estaria interessada em implementar esta nova tecnologia, logo após a sua homologação.

Pois muito bem, de acordo com a informação de que disponho, o produto foi homologado e será permitida a sua comercialização em Março do ano em curso e a clínica pioneira no nosso país, neste tipo de tratamento é a Clínica Schüler .

Como podem ver, parece ser a solução ideal para os nossos males. Tenho muita esperança de que os avanços da medicina nos possam de algum modo ajudar a ultrapassar as nossas deficiências.

Desejo de coração, que este artigo vos possa de qualquer forma, animar e trazer alguma esperança, pois sei o que é sofrer com os problemas de falta de saliva e a aflição que é sentir que não há nada que nos acalme as nossas dores.

Para mais informações, poderão consultar o site: http://www.saliwell.com



Publicado por Tucha Santos às 13:29
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Isa Pereira a 15 de Abril de 2010 às 00:07
Gostaria de Saber o endereço das clinicas de Portugal e de Tel Avive e também se no brasil tem alguma clínica que faz o inplante desse aparelho.


Comentar post

Pesquisar neste blog
 
ARTIGOS

Abril 2010

Agosto 2009

Julho 2009

POSTS RECENTES

A Síndrome de Sjögren na ...

Manifestações Neurológica...

Produtos Biotène

Conselhos aos portadores ...

Xerodermia xerose ou secu...

Informação Saliwell

Quem foi Sjögren

Que outros órgãos podem s...

Projecto Saliwell – Esper...

Manifestações oculares

Falando ainda sobre Xeros...

O que é Xerostomia

Como chegar a um diagnóst...

Mais acerca da Síndrome d...

Que tipos de Sjögren exis...

Alimentação do doente com...

O que é a Síndrome de Sjö...

Quando e como suspeitar q...

POSTS MAIS COMENTADOS

ÚLT. COMENTÁRIOS

Oi Tucha! Como está? Sou do Brasil e fui diagnosti...
Boa tardeFalou numa pasta de dentes e numa escova ...
Por favor alguem de voces , tem desiquilibrio ,eu ...