Quinta-feira, 23 de Julho de 2009
Que tipos de Sjögren existem

Existem dois tipos de Sjogren:

  • Síndrome de Sjögren Primário ou tipo 1.
  • Síndrome de Sjögren Secundário ou tipo 2.

  • Quando a SS ocorre de forma isolada apresentando problemas de secura nos olhos, boca, pele, nariz e vagina, podendo em alguns casos também apresentar o aumento das glândulas parótidas, sem no entanto estar associada a nenhuma outra enfermidade, chama-se Sjögren Primária.

    Quando os sintomas de Sjögren para além da secura afectam outros órgãos como os rins, vasos sanguíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cerebro e ainda estão acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo(*) como a artrite reumatóide, a esclerodermia, o lúpus eritematoso sistémico, a fibromialgia ou a dermatomiosite, aí então caracteriza-se como Sjögren Secundária.

    (*)Tecido Conjuntivo - Tecido significa conjunto de células especializadas no desempenho de uma determinada função. O tecido conjuntivo inclui o tecido adiposo (gordura) e os vários tecidos fibrosos e elásticos (tendões e cartilagens) que ligam e suportam o corpo humano.



    Publicado por Tucha Santos às 13:23
    Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

    4 comentários:
    De Maria Quezada a 9 de Dezembro de 2011 às 00:05
    Olá Tucha !
    Li tudo o que publicou sobre a SS e concluo que devo padecer da "primária" .
    Todos os exames e análises dão negativos por isso os médicos dizem que nada tenho mas eu presistente fiz tanta pesquisa q cheguei ao seu blog .A minha grande afliçao é a boca seca e a alimentação pois tudo me arde na boca e provoca dor de garganta mas temos que andar para a frente e nunca desistir de arranjar truques para nosso alivio. Já uso o gel Biotene e alivia bastante.
    Um bem haja para si por todas as informações publicadas, Um beijinho!


    De Rogeria a 6 de Agosto de 2011 às 01:41
    Oi Amigas,
    Sou mais uma no clube da SS.À + ou- 6 anos consegui o diagnostico das dores horriveis que sentia,dos olhos que parecia que estava com conjutivite,da falta de saliva e ate da ardencia nas narinas.
    Foi tudo muito dificil,é ate hoje,principalmente em relaçao ao meu marido!É dificil pra ele me ver mal,ver que agora tenho algumas limitaçoes.Porque as dores e falta de animo,o cansaço,nao me deixam fazer as atividades que tanto gostava antes.
    Tento o tempo todo ser uma pessoa pra cima,alegre,mas as vezes nao dá.Fico deprimida constantemente e nao me ajuda em nada.De qualquer forma foi muito bom ter conhecido vcs e ter colocado os meus sentimentos.Ate mais!


    De stella a 25 de Julho de 2010 às 21:18
    OLA MEU NOME E STELLA,HA DOIS ANOS COMECARAM AS DORES NAS ARTICULACOES, PRINCIPALMENTE NAS MAOS COM INCHACOS NOS DEDOS E PUNHOS ACOMPANHADAS TAMBEM POR TENDINITES.dESDE ENTAO TENHO VISITADO O REUMMATOLISTA ,.QUE DIZ QUE TENHO PSORIASE, EMBORA NUNCA TENHA MAMIFESTADADO PROBLEMAS NA PELE, AS FERIDAS TAO COMUNS EM PORTADORES DESTA ENFERMIDADE.
    HA DOIS ANOS VENHO TAMBEM TOMADO UM MEDICAMENTO QUE SE CHAMA SULFASALAZINE, QUE NO COMECO AJUDAVA MUITO COM AS DORES NAS ARTICULACOES, QUE SE MANIFESTAM PRINCIPALMENTE DURANTE A NOITE,DEPOIS DE UM ANO SO FORAM AUMENTANDO A DOSE DE 1 GRAMA AO DIA PARA A MAXIMA DOSE QUE 4 GRAMAS AO DIA,E JA NO FINAL NAO FAZIA EFEITO DESEJADO.
    RECENTEMENTE NOS ULTIMOS QUATRO MESES TENHO MANIFESTADO EXTREMA SECURA NA BOCA COM REDUCAO EXTREMA DE SALIVA E EXCESSIVA SECURA NOS OLHOS, AMBAS DURANTE A NOITE.SERA QUE ESTOU COM A SINDROME DE SJOGREN?
    DESCULPEM OS ERROS DE PORTUGUES,COMO MORO NOS ESTADOS UNIDOS,MEU COMPUTADOR ESTA PROGRAMADO PARA ESCREVER EM INGLES, LINGUAGEM ESTA, QUE NAO CONTEM ACENTOS E NEM TAO POUCO CEDILHA, RAZAO ESTA DOS ERROS ORTOGRAFICOS.


    De rosemary a 1 de Setembro de 2009 às 18:18
    Olá!
    Meu nome é Rose e tenho sjogren a mais de 8 anos...já fiz uma cirurgia no tornozelo devia a uma ruptura espontânia.E infelizmente, o médico falou p/ preciso fazer novamnete pois, meu tornozeloestá mto inflamado... fiz ultrason e está c/ tendinopatia e fragimentos... ñ consigo mais andar de tanta dor. Ñ quero operar.mto sofrido e estou
    chateada por esse fato...
    Pra ser sincera... estou mto preocupada, pois, os médicos q/ deveriam cuidar mais de mim como reumatos...nenhum se enteressam por minha doença.Estou indo em vários médicos...pois meu estado fisico está piorando cada vez mais e eles ñ sabem me dizer se realmente pelo fato de encontrar minhas juntas, articulações tdas em estado inflamatóris se realmente faz parte da sjogren... já tomei tdu qnto é droga, nda resolveu.
    Será q/ vou ter q/ pagar mais uma consulta particular p/ vêr se algum proficional se enteressa pela minha infermidade?
    Q/ DEUS me de mtas forças...


    Comentar post

    Pesquisar neste blog
     
    ARTIGOS

    Abril 2010

    Agosto 2009

    Julho 2009

    POSTS RECENTES

    A Síndrome de Sjögren na ...

    Manifestações Neurológica...

    Produtos Biotène

    Conselhos aos portadores ...

    Xerodermia xerose ou secu...

    Informação Saliwell

    Quem foi Sjögren

    Que outros órgãos podem s...

    Projecto Saliwell – Esper...

    Manifestações oculares

    Falando ainda sobre Xeros...

    O que é Xerostomia

    Como chegar a um diagnóst...

    Mais acerca da Síndrome d...

    Que tipos de Sjögren exis...

    Alimentação do doente com...

    O que é a Síndrome de Sjö...

    Quando e como suspeitar q...

    POSTS MAIS COMENTADOS

    ÚLT. COMENTÁRIOS

    Também tenho esse sindroma e para alem do LDN tamb...
    Estou com auto imune, parecendo que seja Sjogren. ...
    olá, descobri recentemente que estou com essa doen...
    blogs SAPO
    subscrever feeds