Quinta-feira, 23 de Julho de 2009
Falando ainda sobre Xerostomia

Num outro artigo, já vos falei sobre Xerostomia, mas atendendo aos e-mails que tenho recebido com questões sobre este tema, achei por bem, desenvolver um pouco mais. Então, para si que tem tantas dúvidas, aqui vai mais este esclarecimento:

Como resultado da Síndrome de Sjögren, ou se você foi submetido a tratamentos de radioterapia ou quimioterapia para tratamento de malignidades da região da cabeça e pescoço, você vai desenvolver mudanças na sua boca. Torna-se imperativo que você reconheça essas alterações, que saiba prevenir-se contra elas e que aprenda a viver o mais confortável possível com as mesmas.

De acordo com o explicado em artigos anteriores, a SS é uma desordem no sistema imunitário, o organismo deixa de reconhecer os seus próprios tecidos, destruindo as células que o compõem, neste caso as glândulas produtoras de muco, causando uma secreção insuficiente ou mesmo nula.

Se este é o seu caso, então você sentirá boca seca, lábios gretados e fissurados, ardor na língua, dificuldade em mastigar, comer e engolir, problemas com cáries dentárias e se por acaso utiliza alguma prótese ou dentadura, irá sentir um enorme desconforto e necessidade de a retirar, até mesmo os seus próprios dentes serão (em certos dias), difíceis de suportar. Tudo isto devido à diminuição ou perda total da produção de saliva, pois é a saliva que mantém a boca húmida, lubrifica a comida de forma a facilitar a deglutição e torna possível saborear os alimentos. É também a saliva que contém o enzima digestivo amilase, que ajuda a dissociar os hidratos de carbono, facilitando a digestão.

Já vimos portanto, que a saliva tem uma série de funções importantíssimas, tais como: Ajudar na digestão, na limpeza e protecção dos dentes e gengivas, a articular correctamente as palavras etc.

Muito importante:

  • Tenha sempre em atenção o estado da sua mucosa oral, pois a falta de saliva pode causar fissuras e feridas na boca ou lábios. A partir do momento que a sua boca fique mais sensível que o normal, observe-a atentamente e se você notar o aparecimento de feridas procure o seu dentista de forma a tratá-las o mais breve possível. Essa ferida poderá cicatrizar rapidamente se você seguir as indicações do médico e se alimentar correctamente. Se as feridas não cicatrizarem rapidamente ou se continuarem a doer, deverá voltar a uma consulta e um antibiótico e/ou um analgésico poderá ser prescrito pelo profissional.

     

  • Os seus dentes ficarão com maior propensão a cáries, pois a saliva funciona como um detergente natural, contendo minerais que os mantém resistentes, se você produz menos saliva, a capacidade de auto limpeza que a mesma lhe confere neutralizando esses ácidos, fica reduzida.

     

  • Tente fazer uma alimentação equilibrada evitando os alimentos açucarados ou com hidratos de carbono. Ingira estes alimentos durante a sua refeição em vez de os comer entre refeições para minimizar o número de vezes que os seus dentes estão expostos aos ácidos, pois estes irão dissolver os seus dentes, causando assim as cáries.
  •  

  • Corre também o risco de contrair Doença periodontal. Este problema atinge os tecidos em torno dos dentes. Tem como agente causador a placa bacteriana. A placa pode irritar a gengiva e isso vai fazer com que a mesma fique avermelhada, inchada e com facilidade de sangramento. Se essa irritação não for prevenida, o osso que sustenta os dentes pode ser infectado e os dentes podem amolecer e cair.

    Se você quer manter os seus dentes saudáveis, aqui seguem alguns conselhos:

     

  • Por ter menos saliva, você vai precisar higienizar a sua boca, com maior frequência do que habitualmente fazia. É bastante importante que você cuide da sua boca sempre após, toda e qualquer refeição. Escove os seus dentes, sempre que come e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e debaixo da linha da gengiva. Para tal use pasta dentífrica e colutório/elixir aconselhados ao seu problema de xerostomia. Eu tomo a liberdade de aconselhar a marca Bioténe. O seu dentista também decerto lhe prescreverá suplementos de flúor.

     

  • Se por qualquer motivo, não puder limpar os seus dentes após alguma refeição, faça pelo menos um bochecho vigoroso com água.

     

  • Faça consultas regulares ao seu dentista. O tratamento preventivo pode ajudá-lo a evitar que os problemas surjam.

     

  • Para o ajudar a manter a sua boca húmida, você deve mascar pastilha elástica e rebuçados sem açúcar, bebidas dietéticas e água.
  •  

  • Deverá evitar doces, rebuçados para a tosse e bebidas açucaradas.

     

  • Tenha em atenção o facto de que uma chávena de café com três colheres de açúcar é menos prejudicial para os seus dentes do que três chávenas de café com uma colher de açúcar cada, em ocasiões diferentes durante o dia, porque de cada vez que você consome alimentos que contêm açúcar, as bactérias presentes na sua boca produzem ácidos durante vinte minutos. Faça as contas e verá que se optar pelas três chávenas de café, as bactérias produzirão ácidos na sua boca durante uma hora. Portanto, quanto menos lanchinhos açucarados você fizer, menos ácidos serão formados, menor a incidência de cáries.

     

  • Evite também, alimentos pegajosos, pois devido ao facto de se aderirem aos dentes, darão hipótese às bactérias de provocarem maiores danos uma vez que produzem ácidos por mais tempo.

    O que fazer perante a dificuldade de engolir, boca seca ou feridas na garganta?

     

  • Mude a consistência da sua dieta. Adicione molhos, para ajudar no amolecimento dos alimentos. Se ainda assim você continuar com problemas para engolir, tente comer carne picada, vegetais e frutas os quais são mais macios e portanto mais fáceis de engolir.

     

  • Opte por sopas, às quais poderá adicionar a carne ou o peixe triturados.

     

  • Evite alimentos secos como bolachas e biscoitos, triture-os e junte-os à sua bebida preferida.

     

  • Ingira líquidos para ajudarem na mastigação e na deglutição.

     

  • Utilize uma palhinha para evitar as feridas na boca.

     

  • Prefira várias e pequenas refeições. Evite temperos como pimenta e afins e sucos cítricos que possam irritar a sua mucosa bucal.

     

  • Considere os alimentos dos 4 grandes grupos, os quais são naturalmente macios: Leite, carne, frutas, vegetais e grãos que darão ao seu organismo os nutrientes necessários. Uma dieta balanceada de acordo com sua idade e actividades é essencial.


  • Quais os alimentos que deve preferir?

    Derivados do leite - No mínimo 0,5 litro ou seja 2 copos diários, são o recomendado; Requeijão; Queijo fresco; Yogurtes e Batidos.
    Carne, peixe, ovos e legumes - duas ou mais porções diárias.
    Carne (frango, porco, peru, vaca, ovelha e vitela), evite dura, fibrosa ou bem passada.
    Legumes - Feijões secos e ervilhas.
    Sopas - De feijão, cremes e de vagem.
    Frutas e sumos - duas ou mais porções ao dia. Beba sumos não açucarados, naturais ou embalados para ajudar na secura da boca.

    Se conseguir, consuma frutas e vegetais crus. Alimentos ricos em fibras estimulam o restabelecimento do fluxo salivar, o que ajuda a prevenir as cáries dentárias.Se a sua garganta estiver ferida, evite cítricos.

    Vegetais – duas chávenas diariamente. Vegetais verde-escuros e frutas são recomendados 3 ou 4 vezes por semana, como fonte de vitamina A. Evite vegetais não cozidos se você realmente estiver com problemas para deglutir.
    Pão e cereais - quatro ou mais diariamente. Arroz e massas bem cozinhados.

    Pão macio, puré de batatas e cereais cremosos.

    Evite: Cereais secos e pães ou biscoitos que contenham nozes, sementes ou frutas secas.

    Se você seguir estas sugestões, será mais fácil adaptar-se às mudanças que ocorrem na sua boca. Você estará prevenido de sérios problemas que poderão surgir devido à sua nova condição.

    Espero desta forma ter conseguido ajudar-vos. Se houver necessidade voltarei a falar sobre este assunto.



    Publicado por Tucha Santos às 13:27
    Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

    Pesquisar neste blog
     
    ARTIGOS

    Abril 2010

    Agosto 2009

    Julho 2009

    POSTS RECENTES

    A Síndrome de Sjögren na ...

    Manifestações Neurológica...

    Produtos Biotène

    Conselhos aos portadores ...

    Xerodermia xerose ou secu...

    Informação Saliwell

    Quem foi Sjögren

    Que outros órgãos podem s...

    Projecto Saliwell – Esper...

    Manifestações oculares

    Falando ainda sobre Xeros...

    O que é Xerostomia

    Como chegar a um diagnóst...

    Mais acerca da Síndrome d...

    Que tipos de Sjögren exis...

    Alimentação do doente com...

    O que é a Síndrome de Sjö...

    Quando e como suspeitar q...

    POSTS MAIS COMENTADOS

    ÚLT. COMENTÁRIOS

    Também tenho esse sindroma e para alem do LDN tamb...
    Estou com auto imune, parecendo que seja Sjogren. ...
    olá, descobri recentemente que estou com essa doen...
    blogs SAPO
    subscrever feeds