Quinta-feira, 23 de Julho de 2009
Projecto Saliwell – Esperança para quem sofre de xerostomia

 

Saliwell 3.jpgEm artigos anteriores, tive oportunidade de vos explicar o quanto a saliva é fundamental na biologia humana, o quanto se torna essencial para nos sentirmos cómodos. Quem sofre a sua falta, experimenta vários transtornos que destroem a qualidade de vida, afectando os hábitos alimentares, o paladar, a fala, a digestão, a deglutição, prejudica as próteses dentárias, se as houver, provoca a aparição de graves feridas, fissuras, mau hálito, cáries dentárias, aumenta consideravelmente a susceptibilidade de contrair doenças periodontais e até provoca insónias. Acreditem que em algumas situações pode mesmo converter-se num verdadeiro drama.

Foi num desses momentos de desespero, que a minha filha tentando de alguma forma me ajudar, ao fazer uma pesquisa na Internet, teve a sorte de encontrar um site que dava alguns pormenores acerca de um projecto, na altura ainda em fase de estudo e experimentação, que tudo indicava fosse beneficiar as pessoas que sofrem de xerostomia.

O assunto mereceu a maior atenção da nossa parte e logo entrámos em contacto com um dos responsáveis pelo projecto, um conceituado dentista, especializado em Medicina Oral, Dr. Andy Wolff, Director do Departamento de Medicina Dentária do Hospital Assuta em Tel Avive.

Foi-nos então dado a conhecer o projecto Saliwell – “Um Electro Estimulador das Glândulas Salivares”.

O aparelho Saliwell é um micro-sensor inteligente que colocado na zona posterior da boca, é capaz de detectar o nível de humidade existente na mucosa oral e mediante electro-estimulação de muito baixa intensidade, sobre os nervos das glândulas salivares, aumentar a produção de saliva.

Este pequeno aparelho é composto por um micro processador electrónico, do tamanho de uma coroa de um dente com um software embutido, um módulo com controlo remoto sem fios e uma fonte de energia para estimulação de eléctrodos. Este mini aparelho deverá ser implantado na boca, mais propriamente na área do terceiro molar. O implante será colocado definitivamente e terá que ser renovado apenas para substituição de baterias, sensivelmente 12 meses após o implante, através de uma simples e não dolorosa, substituição da coroa Saliwell.

Contrariamente aos paliativos já existentes no mercado, o Saliwell oferece-nos um tratamento estável, eficaz e sem efeitos secundários. Previne consequências nocivas da secura oral e criará a partir do momento do seu implante, um revolucionário melhoramento na qualidade de vida dos pacientes.

Algum tempo após os primeiros contactos com o Dr. Andy Wolff, fui informada de que uma clínica dentária, em Portugal, estaria interessada em implementar esta nova tecnologia, logo após a sua homologação.

Pois muito bem, de acordo com a informação de que disponho, o produto foi homologado e será permitida a sua comercialização em Março do ano em curso e a clínica pioneira no nosso país, neste tipo de tratamento é a Clínica Schüler .

Como podem ver, parece ser a solução ideal para os nossos males. Tenho muita esperança de que os avanços da medicina nos possam de algum modo ajudar a ultrapassar as nossas deficiências.

Desejo de coração, que este artigo vos possa de qualquer forma, animar e trazer alguma esperança, pois sei o que é sofrer com os problemas de falta de saliva e a aflição que é sentir que não há nada que nos acalme as nossas dores.

Para mais informações, poderão consultar o site: http://www.saliwell.com



Publicado por Tucha Santos às 13:29
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Isa Pereira a 15 de Abril de 2010 às 00:07
Gostaria de Saber o endereço das clinicas de Portugal e de Tel Avive e também se no brasil tem alguma clínica que faz o inplante desse aparelho.


Comentar post

Pesquisar neste blog
 
ARTIGOS

Abril 2010

Agosto 2009

Julho 2009

POSTS RECENTES

A Síndrome de Sjögren na ...

Manifestações Neurológica...

Produtos Biotène

Conselhos aos portadores ...

Xerodermia xerose ou secu...

Informação Saliwell

Quem foi Sjögren

Que outros órgãos podem s...

Projecto Saliwell – Esper...

Manifestações oculares

Falando ainda sobre Xeros...

O que é Xerostomia

Como chegar a um diagnóst...

Mais acerca da Síndrome d...

Que tipos de Sjögren exis...

Alimentação do doente com...

O que é a Síndrome de Sjö...

Quando e como suspeitar q...

POSTS MAIS COMENTADOS

ÚLT. COMENTÁRIOS

olá, descobri recentemente que estou com essa doen...
Eu passei em Consulta c/ a médica assistente do Dr...
Procurem informação sobre o protocolo da vitamina ...
blogs SAPO
subscrever feeds