Quarta-feira, 22 de Julho de 2009
Alimentação do doente com Sjögren

Que eu tenha conhecimento, não existe uma dieta específica, no entanto, são aconselhados todos os alimentos que contenham gorduras do tipo Ómega 3 e 6, pois essas gorduras irão actuar sobre o sistema imunitário, protegendo-nos contra as infecções, ajudando-nos também a reduzir os danos vasculares, e até a nossa pele ficará mais suave.

Para quem não sabe, essas gorduras podem ser encontradas numa grande variedade de produtos, por exemplo, o Ómega 3 pode ser encontrado em: leite, ovos, atum, anchovas, carpa, arenque, salmão, sardinha, frutos do mar, linguado, lula, camarão, ostras, e cavala.Ómega 6: Nozes, sementes oleaginosas (papoila, gergelim, girassol e alcaravia), óleo de milho, de girassol e de soja.

Como acima referi, portadores de SS, não têm que seguir uma dieta determinada, pois nada nos está proibido, somos nós próprios que temos que saber o estado em que temos a nossa boca, garganta e estômago, pois haverá alturas em que praticamente não podemos mastigar e qualquer que seja o alimento nos faz ainda pior, pois além do ardor (como se fosse uma queimadura) em toda a cavidade oral, as fissuras e o inchaço na língua, lábios e garganta, também os dentes sensíveis e doridos e sensação de mandíbula inchada, nos impede de o fazer. Nestas alturas tudo nos é proibido, pois apenas conseguiremos beber líquidos frescos, yogurtes ou sopas (não quentes). Haverá também alturas em que não conseguiremos controlar os sabores (doce, salgado, amargo, ácido).

Por experiência própria, sei que se não tomar bebidas com cafeína ou achocolatadas, bebidas alcoólicas, comidas que contenham acúcares, ácidas ou condimentadas e se usar continuamente geles específicos para a boca seca, se tiver cuidados de higiene oral de cada vez que como, por muito pouco que seja, se durante todo o dia mascar pastilha elástica sem açúcar e beber várias vezes ao dia água com algumas gotas de sumo de limão (não é necessário grande quantidade, bastando alguns goles), conseguirei manter alguma qualidade de vida.

Há que ser preserverante nos cuidados a ter, não esperando pelas manifestações. Tal como acontece com outras especialidades, devemos consultar um estomatologista no mínimo de 6 em 6 meses.



Publicado por Tucha Santos às 19:36
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

10 comentários:
De Nair Boger brand a 11 de Setembro de 2018 às 13:39
Procurem informação sobre o protocolo da vitamina D, Desenvolvido por um médico brasileiro. Dr Cícero Dalí


De Anónimo a 11 de Setembro de 2018 às 14:06
Eu passei em Consulta c/ a médica assistente do Dr. Cicero. E o protocolo de vitamina D, não compensa! Tem que parar de consumir TUDO que tenha leite, ou que for a base de leite. Não achei legal! Então resolvi me tratar c/ o protocolo LDN, e deu super certo! Já estou a 25 dias fazendo o tratamento, e me sinto super bem! Graças a Deus!


De Andreza a 13 de Setembro de 2018 às 14:14
olá, descobri recentemente que estou com essa doença...
Gostaria de saber qual é a dosagem que seu médico passou e por quanto tempo é feito o tratamento ?


De Reiko Pacheco a 3 de Março de 2019 às 17:21
Estou com auto imune, parecendo que seja Sjogren. Tenho boca seca, tenho de er cuidados comos dentes, tenho figado atacado comcirrose. Estou a pensar tomar LDN Deixou de ter a boca seca?.



De Reiko Pacheco a 15 de Março de 2019 às 15:54
Também tenho esse sindroma e para alem do LDN também injecto recentemente 1xsemana 600 mg de ALA (Acido Alfa Lipoico). Tenho menos secura na boca. Quanto aos efeitos na cirrose ainda não sei.


Comentar post

Pesquisar neste blog
 
ARTIGOS

Abril 2010

Agosto 2009

Julho 2009

POSTS RECENTES

A Síndrome de Sjögren na ...

Manifestações Neurológica...

Produtos Biotène

Conselhos aos portadores ...

Xerodermia xerose ou secu...

Informação Saliwell

Quem foi Sjögren

Que outros órgãos podem s...

Projecto Saliwell – Esper...

Manifestações oculares

Falando ainda sobre Xeros...

O que é Xerostomia

Como chegar a um diagnóst...

Mais acerca da Síndrome d...

Que tipos de Sjögren exis...

Alimentação do doente com...

O que é a Síndrome de Sjö...

Quando e como suspeitar q...

POSTS MAIS COMENTADOS

ÚLT. COMENTÁRIOS

Também tenho esse sindroma e para alem do LDN tamb...
Estou com auto imune, parecendo que seja Sjogren. ...
olá, descobri recentemente que estou com essa doen...
blogs SAPO
subscrever feeds